JURÍDICO

News

como deixar a sua mentoria segura

O papel do mentor é transmitir seu conhecimento e potencializar o resultado dos mentorados. Além disso, transformar o conhecimento em um produto é uma excelente forma de ser acessível e compartilhar conhecimentos e experiências, servindo também como fonte de renda.

A Businesswoman Holding a Tablet

o papel do mentor é transmitir seu conhecimento e potencializar o resultado dos mentorados

Muitos profissionais optam por consultorias, mentorias ou cursos para transmitir os seus conhecimentos, com objetivo de transmitir o conhecimento que possui sobre carreira, organização, negócios, vendas, entre outros.


Para que isso ocorra de forma segura, alguns passos importantes são necessários:


  • Proteção do nome do projeto
  • Proteção do conteúdo
  • Proteção dos dados das pessoas envolvidas no projeto
  • Segurança sobre o alinhamento de expectativas e obrigações das partes


Person Holding White Document Paper

Quais os riscos de uma mentoria sem proteção jurídica?


Sem os devidos cuidados, o mentor corre o risco de ter seu material copiado e não conseguir comprovar o plágio do seu conteúdo, ou ter o nome da sua marca copiada, e perder o direito de uso do nome da marca que construiu.


Ao não formalizar a mentoria por contrato, o mentor corre o risco de uma falha no alinhamento de expectativa possa gerar uma dor de cabeça ou até mesmo um processo por parte do mentorado. Por isso é importante que todas as expectativas e obrigações de ambas as partes estejam alinhadas, para que não haja risco de problemas ao mentor.


Com a correria do dia a dia, muitos mentores acabam não tendo tempo para organizar suas finanças, documentação, contabilidade e cuidar da segurança do seu negócio.


Mas para garantir que o seu negócio cresça em bases sólidas, aqui vai algumas dicas muito importantes:


- Mantenha seus documentos organizados (pastas com nomes de clientes, dados e contratos alinhados) e tenha cuidado com esses documentos, afinal, é sua responsabilidade que ninguém tenha acesso as informações dos seus mentorados


- Registre a sua marca antes que ela s torne conhecida. Afinal, dono mesmo é quem registra primeiro a marca, e você não quer correr o risco de perder todo o seu trabalho


- Garanta a proteção jurídica dos materiais (apostilas, livros, ebooks, etc) da sua mentoria, antes da venda ou veiculação destes, para não ter o seu material distribuído de forma ilegal e sem condições de comprovar a autoria


- Faça contratos com os mentorados. Esse documento é muito simples, e além de passar profissionalismo aos seus clientes, garante que não haja problemas futuros para ambas as partes



Young Female Professional Holding a Large Tablet Computer

Tomar essas medidas podem me diferenciar no mercado?

Toda grande marca sempre é uma marca segura e com bom planejamento.


O planejamento de uma marca é como uma base sólida, ainda que não garanta que sua marca não poderá sofrer no curso do tempo, mas garante maior força par vencer os desafios.

Afinal, planejar uma marca, concretizar um sonho, é bom demais, e contar com apoio e proteção, torna o sonho mais sólido para o empreendedor.


Por aqui, sempre defendemos que um projeto nasce pequeno, mas sonhando alcançar patamares mais altos, e a nossa missão é auxiliar empreendedores a subir os degraus de forma segura.

Quer saber mais?

Ana Paula Andrade de Araújo Prates – OAB/MG 182.273

Advogada, Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Pós Graduada em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica – PUC MINAS. Pós Graduanda em Fashion Law pela UNICESUMAR. Soluções jurídicas para empreendedores, que desejam segurança e crescimento de seus negócios.